Avaliação antropométrica: entenda o que é e quais os benefícios

Avaliação antropométrica: entenda o que é e quais os benefícios
avaliacao-antropometrica-entenda-o-que-e-e-quais-os-beneficios

Um dos principais objetivos da avaliação antropométrica é entender o estado nutricional do paciente e verificar suas necessidades como um todo.

Essa avaliação é um conjunto de medidas físicas, corporais que são realizadas a partir de métodos já padronizados e valores de referência definida. Por meio dela, é possível tirar as medidas primárias como peso e altura, e a partir disso aferir medidas secundárias através de cálculos como IMC. Mas, qual a importância dela para os idosos?

Bom, vamos lá.

Embora a avaliação antropométrica faz o acompanhamento do estado nutricional dos idosos, ela consegue também sinalizar a importância de dar ênfase ao uso dessas medidas para diagnosticar e monitorar a saúde no geral, isso porque, um dos fatores relacionados ao envelhecimento sadio é a boa nutrição durante toda a vida.

Muitos idosos correm o risco de desenvolvimento de distúrbio nutricional por falta de informação sobre nutrição adequada, limitações financeiras, incapacidades físicas que interferem na compra e preparo de alimentos, isolamento social e problemas mentais.

À título de conhecimento, entenda: através da avaliação de peso, por exemplo, é possível identificar algumas alterações fisiológicas, como:

• Declínio da altura com o avançar da idade;
• Diminuição do peso com a idade;
• Alterações ósseas em decorrência da osteoporose;
• Mudança na quantidade e distribuição do tecido adiposo subcutâneo;
• Redução da massa muscular.

A nutricionista, Kelly Regiane Buchvieser Mazza, que trabalha no lar há 4 anos, explicou pra gente o que é feito depois dessa medição. “O objetivo é saber se os idosos estão desnutridos ou obesos. A partir desse parâmetro, eu consigo seguir a dieta, diminuir a quantidade de alimentos para alguns ou introduzir integrais para outros, dependendo da necessidade de cada morador”, explica ela.

Para os idosos que estão acima do peso é preciso diminuir a quantidade de comida, introduzir integrais no lugar das farinhas brancas, aumentar a ingestão de legumes, verduras e frutas. “Para àqueles que estão desnutridos, nós aumentamos o aporte calórico na dieta e passa a dar suplementação”, destaca.

Não se preocupe, quando o idoso já é acamado, existem outras formas de realizar essa avaliação. Agora que você entendeu a importância do acompanhamento nutricional do idoso, invista na saúde dele. Nós do Cantinho Fraterno realizamos esse procedimento em prol da saúde dos nossos moradores e não se esqueça a dieta só deve ser feita com o acompanhamento nutricional.

 

Compartilhe isso:
plugins premium WordPress
Abrir Whatsapp
💬 Olá!
Olá 👋
Ajude nossos velhinhos 👴🏻👵🏻
Alguma dúvida? Fale Conosco!