Como auxiliar idosos com alzheimer?

Como auxiliar idosos com alzheimer?
Como auxiliar idosos com alzheimer?

É comum nos depararmos com as incertezas e seguranças das consequências da doença de alzheimer. Muitos familiares e cuidadores criam hábitos que prejudicam mais ainda o convívio do idoso. Pensando nisso, te trouxemos algumas sugestões de como você pode aprender a lidar com essas situações. 

O primeiro passo, é você entender que o alzheimer é uma doença degenerativa que provoca alguns declínios de percepção, atenção, memória e linguagem. Elas podem interferir no comportamento, na personalidade e até mesmo nas relações sociais da pessoa. O esquecimento não é sinônimo de alzheimer, lembre-se disso. Há vários fatores, além deste, que contribuem para a doença. 

O respeito com as vivências e a identidade do idoso é fundamental. Evite tratá-lo como criança, há muitos cuidadores e familiares que ainda fazem isso. Estimular a autonomia nas atividades diárias é deixar que o idoso realize as atividades do dia a dia e tome suas próprias decisões, ao invés de realizar as atividades por eles. Isso vai fazer com que ele estimule suas cognições.

São através de atividades que envolvem a percepção e a memória que o idoso irá se exercitar, mas ainda assim, é imprescindível a ajuda e um acompanhamento de um profissional gerontólogo. Essas dicas parecem óbvias, né? Mas, colocá-las em prática é um grande desafio. A moral é: nunca desista de praticá-las. 

Compartilhe isso:
plugins premium WordPress
Abrir Whatsapp
💬 Olá!
Olá 👋
Ajude nossos velhinhos 👴🏻👵🏻
Alguma dúvida? Fale Conosco!