Cuidados com o idoso acamado

Cuidados com o idoso acamado
cuidados-com-o-idoso-acamado

CUIDADOS COM O IDOSO ACAMADO

O idoso acamado, geralmente, precisa de atenção em tempo integral. Quem está nessa condição, mesmo que temporariamente, depende de auxílio para inúmeras atividades diárias e precisa de uma série de cuidados especiais, pois está mais vulnerável a certas complicações relacionadas à imobilidade.

Algumas dicas podem ajudar os cuidadores a garantir o bem-estar e a saúde da pessoa idosa que precisa passar a maior do tempo na cama. Então confira abaixo:

– Ambiente: o quarto do idoso acamado deve ser arejado, iluminado e limpo. Elimine o tédio com materiais de leitura, televisão, música, jogos e boa conversa;
– Posição: coloque almofadas ou travesseiros para dar suporte às costas e embaixo dos joelhos e calcanhares. Se possível, use uma cama hospitalar, que é regulável por controle remoto, facilitando as transferências;
– Roupa de cama: troque as roupas de cama todos os dias ou com mais frequência, se necessário.

Higiene do idoso acamado

Assim como com com outras pessoas, os banhos nos idosos acamados precisam ser diários. Porém, só devem ser dados na cama quando a pessoa cuidada não consegue se locomover até o chuveiro. Separamos aqui dicas tanto para os banhos no chuveiro quanto para os banhos na cama. Confira:

Banho no chuveiro

O primeiro passo é o Preparo. Então retire a roupa da pessoa ainda no quarto e a proteja com uma toalha ou roupão. Ajuste a temperatura da água e deixe as portas e janelas do banheiro fechadas para evitar as correntes de ar.

É imprescindível que o banheiro esteja adaptado para atender as necessidades especiais do idoso. Sendo assim, é importante que tenha portas largas, barras de apoio e piso antiderrapante. No box, o idoso deve ficar sentado em uma cadeira própria para banho.

Durante esse processo, você pode estimular a independência do idoso. Auxilie e supervisione, mas só faça aquilo que ele não consegue fazer sozinho.

Após o banho, ajude-o a se enxugar, secando suavemente todo o corpo. Tenha certeza que todas as partes do corpo estão bem secas para evitar infecções e outros problemas.

Banho na cama

Inicialmente, cubra a cama com um forro de plástico e proteja as mãos com luvas de borracha para começar esse processo.

Para lavar o corpo, use água morna, sabonete neutro e um pano macio para lavar todo o corpo. Não esfregue a pele, pois isso pode causar feridas.
No nosso outro post, indicamos a ordem que você deve fazer a limpeza, Confira: Cuidados com a pele do idoso.

Para higienizar o cabelo a limpeza deve ser realizada, no mínimo, três vezes por semana, com a ajuda de uma bacia.

No momento de limpar as costas, ajude a pessoa a deitar de lado. Massageie a região com óleo ou creme hidratante para a estimular a circulação;
Agora vamos para a higiene das partes íntimas. Para mulheres, lembre-se de lavar a vagina de frente para trás. No homem, descubra a cabeça do pênis para uma boa limpeza.

Para finalizar, sempre se atente ao enxágue para retirar todos os resíduos de sabonete e seque bem. Em seguida, passe desodorante e creme hidratante.

Higiene oral

Para a limpeza da boca e dos dentes, o processo deve ser feito com a cabeceira da cama elevada, depois de cada refeição. Se a pessoa consegue fazer a escovação sozinha, deve ser encorajada a fazê-lo.

Observações: se o idoso usa prótese dentária, ela deve ser retirada depois de cada refeição e higienizada fora da boca, usando uma escova de cerdas duras. Limpe a gengiva e a língua com gaze umedecida em água filtrada.

Sinais de alerta! Avise o médico se você observar sangramentos ou feridas na boca e agende uma consulta.

Movimentação do idoso acamado

Idosos acamados são mais vulneráveis a úlceras de pressão, que são um tipo de ferida na pele causadas pela má circulação sanguínea. Veja como você pode ajudar a evitar essas lesões:

Mude a posição a cada duas horas

Levante o idoso em vez de arrastá-lo, pois a fricção da pele com o lençol também pode causar úlceras de pressão. Comunique o que você vai fazer para obter a cooperação dele, se possível.

Ajude o idoso a sair da cama

Se a pessoa consegue sentar em uma cadeira, ficar em pé ou até fazer pequenas caminhadas, mesmo que com ajuda, é importante que o cuidador o encoraje e lhe dê apoio e segurança. Quando for o caso do idoso estar há muitos dias deitado, deve ajudá-lo a se sentar antes de ficar de pé, para evitar tonturas.

Incentive exercícios de alongamento

Movimentar as articulações também previne úlceras de pressão e rigidez muscular. Separamos algumas opções de exercícios que podem ser feitos na cama:

  • movimentar os dedos dos pés para cima e para baixo;
  • dobrar e esticar os cotovelos;
  • mover a cabeça para um lado e para o outro.

Estimule o idoso a fazer o máximo que puder. Ajude quando ele não consegue realizar sozinho.


Outros cuidados com o idoso acamado

– Alimentação – no momento das refeições e de tomar a medicação, coloque a pessoa sentada confortavelmente, na posição mais ereta possível. Jamais ofereça água ou comida quando ela estiver deitada, sonolenta ou engasgada.
– Vômito – em caso de vômito, vire o idoso de lado para garantir a segurança. Além disso, avise o médico se ele regurgitar com frequência, pois isso pode levar à desidratação.
– Exercícios respiratórios – quando o idoso fica deitado por muito tempo, é comum que acumule catarro nos pulmões. Ofereça muito líquido para facilitar a saída da secreção. Exercícios respiratórios também são importantes, peça orientações ao médico.
– Sinais de alerta – mudanças na temperatura corporal, no apetite, na pele, na frequência respiratória e no nível de consciência (confusão mental) devem ser relatadas ao médico. Procure manter um registro delas por escrito.

Compartilhe isso:
plugins premium WordPress
Abrir Whatsapp
💬 Olá!
Olá 👋
Ajude nossos velhinhos 👴🏻👵🏻
Alguma dúvida? Fale Conosco!