Dicas de cuidados com o idoso

Dicas de cuidados com o idoso
dicas-de-cuidados-com-o-idoso

Todos sabemos que a vida têm um ciclo. Nascer, crescer envelhecer e morrer. É um processo que todos os seres vivos precisam passar como parte de nossa condição mortal. E também é de conhecimento geral que crianças e idosos precisam de atenção especial devido a limitações físicas e até mesmo psicológicas que fazem parte dessa fase da vida

Porém é muito comum observarmos que os idosos são muito negligenciados e esquecidos pela sociedade. Percebemos que não há cuidados especiais quando tratamos os idosos em sociedade, sem espaços acessíveis ou pessoas que saibam como conversar e ajudar em momentos mais frágeis.

É por isso que separamos aqui três dicas de como podemos cuidar de idosos que convivem conosco. Vamos conferir?

1. Mantenha o ambiente organizado

Muitas das vezes não nos atentamos a detalhes que podem fazer toda a diferença para o bem estar das pessoas idosas. E uma delas é deixar os cômodos bem organizados e livre de possíveis obstáculos que possam causar acidentes, como objetos jogados ou espaços muito apertados para que o idoso se locomova.

Pensando nisso, você pode eliminar os pisos soltos e evitar deixar o chão molhado ou úmido além de recolher os móveis pequenos espalhados pelos cômodos e os tapetes escorregadios impedindo, assim, que o idoso tropece ou escorregue.

2. Ilumine os cômodos

É comum que chegando a uma certa idade, a mobilidade se reduza e alguns cuidados precisam ser tomados para evitar acidentes. E, além da locomoção reduzida, como citamos no item anterior, a visão é um dos sentidos que se tornam muito debilitados.

Então, assim como é importante se atentar a objetos e outros itens que possam estar no chão, também é importante se atentar à iluminação dos cômodos. Uma boa medida é instalar interruptores luminosos, facilitando a localização para o idoso. Também é importante utilizar lâmpadas que iluminam bem os corredores, quartos e outros ambientes da casa para evitar qualquer tipo de imprevisto.

3. Cuidado na hora da higiene

Quando falamos de higiene, é sempre importante pensar no cuidado que essa tarefa exige. Sabemos que muitos idosos acabam perdendo a habilidade motora e, por mais que ainda consigam fazer muitas atividades, a parte da higiene acaba deixando a desejar.

Por isso, na hora do banho, é importante que haja uma cadeira de banho para facilitar esse trabalho como também barras que ajudem o idoso a se apoiar na hora de sentar e levantar no banheiro.

Gostou desse post? Então fique atento para mais informações e dicas sobre idosos.

Compartilhe isso:
plugins premium WordPress
Abrir Whatsapp
💬 Olá!
Olá 👋
Ajude nossos velhinhos 👴🏻👵🏻
Alguma dúvida? Fale Conosco!