Doenças comuns na terceira idade

Doenças comuns na terceira idade
doencas-comuns-na-terceira-idade

Doenças comuns na terceira idade

Estamos sempre sujeitos a acabar contraindo doenças durante a nossa vida. Porém na terceira idade, em que corpo está mais frágil e fraco, é o momento em que se torna mais suscetível o acometimento por determinadas doenças.

O que significa que é necessário que haja um cuidado maior na saúde do idoso. É preciso manter a atenção redobrada caso surja algum comportamento atípico ou os sintomas apareçam para que possa prevenir e iniciar o tratamento logo no início.

A seguir, vamos ver quais são as doenças mais comuns na terceira idade.

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson ocorre quando o sistema nervoso sofre degeneração em uma região específica do cérebro e costuma acometer pessoas com mais de 65 anos.

O Parkinson causa a deficiência de dopamina, responsável por controlar os movimentos finos e coordenados, por isso ocorrem os tremores, a rigidez muscular e a dificuldade em iniciar qualquer movimento voluntário.

Apesar de ainda não ter cura, atualmente já existem tratamentos que controlam os sintomas da doença.

Doença de Alzheimer

O Alzheimer é o responsável por provocar o declínio das funções cognitivas, pois danifica e mata as células cerebrais. Pode causar inicialmente a perda de memórias recentes e, progressivamente, impacta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem.

Com o decorrer da doença, o idoso se torna cada vez mais dependente da ajuda para realizar atividades básicas, como higiene pessoal e alimentação.

Assim como o Parkinson, essa doença também não tem cura, mas pode ter os sintomas controlados e retardados com os tratamentos médicos específicos e adequados.

Leia o nosso post no blog: Os três estágios do Alzheimer e saiba mais.

Osteoporose

A osteoporose também é muito comum na terceira idade. Essa doença faz com que os ossos do idoso percam densidade tornando-os mais frágeis e aumentando a probabilidade de fraturas.

Além de todo o transtorno de ficar imobilizado devido à fratura, esse período em repouso pode trazer outras consequências mais graves, pois ocorre uma redução na massa muscular e a pneumonia também pode surgir se a pessoa ficar acamada.

Para saber mais leia nosso post: Cuidados com o idoso acamado.

Hipertensão

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias e ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

A hipertensão faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído adequadamente no corpo.

Além disso, quando não controlada, a pressão alta é considerada um dos principais fatores de risco para um AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Diabetes

O diabetes mais comum na terceira idade é o tipo 2, que corresponde a 90% dos casos, e é caracterizada quando o corpo produz insulina, mas torna-se resistente a ela, fazendo com que o organismo não processe adequadamente a glicose.

É importante tratar o diabetes pois é considerado fator de risco para doenças como ataques cardíacos, AVC, insuficiência renal e cegueira.

Os sintomas do diabetes tipo 2 podem ser controlados por meio do uso de medicamentos orais ou injetáveis. Além disso, também é importante adotar um estilo de vida mais saudável, que inclua a prática de exercícios regulares e uma dieta sem açúcar e pobre em carboidratos.

Câncer

O câncer atinge pessoas de diversas faixas etárias, no entanto há estudos que mostram grande parte dos cânceres são diagnosticados em pessoas com mais de 55 anos. Os tipos mais comuns são: Câncer de Mama, Câncer de Pele, neoplasia da próstata, Câncer Colorretal e Câncer no pulmão.

Os sintomas e tratamentos variam de acordo com o tipo de câncer. Porém é possível se prevenir de grande parte ao adotar hábitos saudáveis e realizar vistas regulares ao médico.

Compartilhe isso:
plugins premium WordPress
Abrir Whatsapp
💬 Olá!
Olá 👋
Ajude nossos velhinhos 👴🏻👵🏻
Alguma dúvida? Fale Conosco!