Virei um cuidador, e agora?

Virei um cuidador, e agora?
virei-um-cuidador-e-agora

Encontrar um bom cuidador não é uma tarefa fácil e muitas vezes a gente se depara na posição de se tornar um pelo pai, pelo avô ou até mesmo por outra pessoa que temos tanto carinho e afinidade. 

Mas se tornar um cuidador de idoso é um trabalho árduo que requer muita responsabilidade e paciência.

Afinal, o que fazer a partir de agora? 

Você sabia que uma das maiores dificuldades é manter o autocuidado?

Sim, estamos falando de você para com você mesmo, cuidador. É no autocuidado que a gente consegue identificar e entender as necessidades do outro.

Vai chegar um momento em que você vai precisar de uma ajuda extra para dividir as atividades do dia a dia, até porque a sua saúde também é importante e deve ser preservada.

Mas por incrível que pareça, achar um bom cuidador não é uma tarefa fácil. Você vai precisar vestir um chapéu de investigador e ir em busca… mas até lá, temos algumas orientações que possivelmente irão te ajudar nessa fase de adaptação!

O primeiro passo é entender que agora você terá mais responsabilidades, uma vez que estará cuidando de outra pessoa que depende de você. Você conhecerá as suas fragilidades, medos e anseios e provavelmente será o braço direito dela.

O segundo ponto a ser destacado é: tenha a capacidade de observar detalhadamente. Você precisará disso em tempo integral, então, esteja disposto a entender as dificuldades do idoso e a saber a lidar com as situações da maneira mais paciente possível – embora muitas vezes seja difícil.

Um dos maiores erros de um cuidador é achar que o idoso não tem capacidade de realizar pequenas tarefas do dia a dia, não o subestime, ele será capaz de realizá-los. Caso você não o deixe realizar alguma atividade, você irá bloqueá-lo e ele não terá a chance de se exercitar. O foco do cuidado é a pessoa e não a tarefa que ele vai realizar – isso é um dos pontos mais importantes e que devem ser bem analisados.

Para você, recém cuidador, seja paciente consigo mesmo e procure ajuda profissional sempre que puder. Cuidar de um idoso é algo prazeroso, mas requer muita sutileza e sensatez. Cuide-se para poder cuidar do outro. 

Compartilhe isso:
plugins premium WordPress
Abrir Whatsapp
💬 Olá!
Olá 👋
Ajude nossos velhinhos 👴🏻👵🏻
Alguma dúvida? Fale Conosco!