Coronavírus: como se prevenir?
O mundo está enfrentando uma dos maiores epidemias desse século. A OMS, Organização Mundial de Saúde, já declarou que o novo coronavírus, COVID-19, é agora uma pandemia e, a partir dessa declaração, todo o mundo tem tomado medidas drásticas para tentar conter o vírus. Porém qual é o risco desse vírus? Quais medidas tomar para se prevenir? É o que você vai descobrir nesse post!
Já no final do ano de 2019, tomou-se conhecimento de um novo coronavírus e os primeiros casos em humanos começaram a surgir na China. Em janeiro de 2020, o vírus começou a se espalhar no país e, consequentemente, para outros países, como resultado disso, o mundo inteiro está sendo infectado. Mas como isso aconteceu?
O Coronavírus age como se fosse um resfriado ou uma gripe e, assim como a gripe, o COVID-19 se propaga pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos
Por que tenho que me preocupar?
Apesar do coronavírus não ter um alto índice de mortalidade, ele tem sim uma grande facilidade em ser transmitido de pessoa para pessoa. E, apesar de muitas pessoas conseguirem se recuperar do vírus sem nenhum grande problema, esse vírus pode ser transmitido para indivíduos que fazem parte do grupo de risco.
O que é o grupo de risco?
Grupo de risco é um conjunto de pessoas que têm características específicas que, ao contraírem a doença, podem ter complicações de saúde e, em casos mais extremos, virem a óbito. A pessoas que fazem parte do grupo de risco são:
- Idosos;
- Diabéticos;
- Pessoas com pressão alta;
- Pessoas que já tiveram ou têm doenças cardíacas e pulmonares.
Aqueles que fazem parte do grupo de risco precisam tomar um cuidado redobrado para evitar a contaminação. Então, aqui vão algumas dicas do que você pode fazer para se prevenir:
- Não compartilhe objetos pessoais como toalhas de banho e rosto, escova de cabelo, copos, talheres entre outros;
- Evite aglomerações e permaneça em casa o máximo possível;
- Mantenha distância de, pelo menos, 1,5 metros um do outro e evite contato físico;
- Lave sempre as mãos com água e sabão e use álcool em gel tanto nas mãos quanto para esterilizar objetos de uso constante como chaves, celular, carteira etc.;
- Evite colocar as mãos na boca, nariz e olhos;
- Só use máscaras para o rosto caso esteja doente para não contaminar outros indivíduos.
E quais são os sintomas do coronavírus?
Agora que você já sabe como se prevenir, é importante saber os três principais sintomas do COVID-19:
- Febre;
- Tosse seca;
- Falta de ar.
Fique atento aos sinais e siga todas as recomendações acima. Juntos venceremos essa epidemia!
Para saber mais sobre o coronavírus acesse o site de saúde do governo com as informações completas: https://www.saude.gov.br/o-ministro/746-saude-de-a-a-z/46490-novo-coronavirus-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-3