Dicas para facilitar a vida de um cuidador

Dicas para facilitar a vida de um cuidador
dicas-para-facilitar-a-vida-de-um-cuidador

Ser um cuidador de idoso é estar comprometido com o cuidado e atenção à saúde dos idosos, participando da rotina para favorecer a independência do idoso. O cuidador não deve ser a pessoa que faz tudo para o idoso, mas a pessoa que, ao longo do dia, oferece suporte e encoraja o idoso a realizar suas tarefas na busca de autonomia.

E para oferecer todo esse suporte para a realização de tarefas é muito importante a organização nos afazeres diários. Para isso, queremos te auxiliar e te dar algumas sugestões de como você pode colocar em prática essa rotina. Lembrando sempre que é muito importante respeitar a capacidade do idoso e estar atento à flexibilização e adaptação da rotina quando necessário.

As atividades diárias devem conter horários de alimentação e preparação das refeições; horários de cuidados com a casa, higiene pessoal e o planejamento para as atividades sociais, físicas, criativas, intelectuais e até mesmo espirituais. É importante que o idoso esteja envolvido em cada parte da sua rotina, desde que eles tenham interesse e capacidade para executar cada tarefa. Os horários devem ser adaptados à realidade de cada pessoa, por isso, tente padroniza-los.

Por exemplo, se o almoço é às 11h30, o ideal é que permaneça neste mesmo horário nos próximos dias. Estabelecer uma rotina ajuda não só o idoso, como auxilia os cuidadores a lembrar de outras práticas também importantes como: dar um remédio ou até mesmo comparecer a uma consulta médica.

Faça uma lista de todas os compromissos que devem ser realizados junto ao idoso e tente estabelecer horários. Dessa forma, você vai poder evitar que na correria do dia a dia você esqueça de algum item importante.

Compartilhe isso:
plugins premium WordPress
Abrir Whatsapp
💬 Olá!
Olá 👋
Ajude nossos velhinhos 👴🏻👵🏻
Alguma dúvida? Fale Conosco!