Fevereiro é o mês de campanha de conscientização de doenças crônicas. Durante este mês, as cores roxas e laranjas são utilizadas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o combate dessas doenças.
A cor roxa remete ao Lúpus, a Fibromialgia e ao Mal de Alzheimer. Já a cor laranja remete à leucemia. Mesmo que não haja cura, falar sobre eles pode trazer um pouco mais de conforto às pessoas diagnosticadas.
Veja bem, o Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Esses anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. As mulheres são as mais afetadas.
Já a Fibromialgia ataca as articulações, causando dores por todo o corpo. Ela pode aparecer depois de um trauma físico, psicológico ou até mesmo uma infecção.
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, já que ela interfere no comportamento, se você quer saber como auxiliar idosos com Alzheimer, clique aqui que iremos te explicar um pouco mais sobre o assunto.
Os sintomas da leucemia incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos. A sua origem é desconhecida, mas segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) ela teve mais de 10 mil novos casos.
Por isso, é muito importante procurar um médico para que você tenha o real diagnóstico e saiba como lidar em cada situação.