Dia Internacional do Idoso

Dia Internacional do Idoso
dia-internacional-do-idoso-cantinho-fraterno

No dia 01 de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso, ou também chamado de Dia Internacional das Pessoas Idosas. Mas você pode se perguntar: qual é a necessidade dessa data?

O principal objetivo é poder homenagear e incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas, pois tem se tornado cada vez mais necessário falar sobre a importância e a atenção dos idosos em sociedade.

Se formos falar em dados, podemos observar que nos últimos 77 anos a expectativa de vida do brasileiro aumentou 30,5 anos. Segundo o IBGE, em 1940 a expectativa de vida era de 45,5 anos, sendo 42,9 anos para homens e 48,3 anos para mulheres. (Fonte Agencia Brasil)

Ainda segundo o estudo, a expectativa de vida dos homens aumentou de 72,2 anos em 2016 para 72,5 anos em 2017, enquanto a das mulheres foi de 79,4 para 79,6 anos.

Esses dados são muito pertinentes porque representam a atual situação do Brasil; quanto mais um país se desenvolve e cresce economicamente, a tendência é que a expectativa de vida da população também aumente.

Mas o que isso tem a ver com o Dia Internacional do Idoso?

Quando observarmos o crescimento no índice de expectativa de vida das pessoas, podemos dizer que até algumas décadas atrás, as pessoas não viviam mais do que 50, 55 anos. Em contrapartida, temos visto cada vez mais histórias de pessoas próximas de nós que chegam aos 70, 80 anos sem grandes complicações e até mesmo reportagens de idosos que ultrapassam os 100 anos de idade.

E é justamente devido a esse crescimento rápido de expectativa de vida, comparado ao de alguns anos atrás, é que as pessoas ainda não perceberam e ainda não sabem como atuar quando o assunto são os idosos.

Ainda há muito descaso para com as pessoas de idade e, muitos não possuem boas condições de vida quando começam a envelhecer, são abandonados pela família e amigos e tão pouco recebem ajuda das políticas públicas que o governo deveria implementar para garantir o bem estar dos idosos.

Sabemos que envelhecer é inevitável e é importante se preocupar com essas questões não só por respeito a aqueles que um dia já tiveram a mesma vitalidade e juventude que temos hoje, mas também porque é esse o futuro de todos um dia, como o clico natural da vida.

É por isso que a data comemorativa é tão importante. Ainda é preciso trabalhar para que haja uma grande conscientização da população para abrir os olhos sobre os cuidados e direitos dos idosos em sociedade como espaços inclusivos que atendam às suas necessidades e, assim, possa lhes proporcionar dignidade nesse momento que, para muitos, é uma fase mais frágil da vida.

Compartilhe isso:
plugins premium WordPress
Abrir Whatsapp
💬 Olá!
Olá 👋
Ajude nossos velhinhos 👴🏻👵🏻
Alguma dúvida? Fale Conosco!