Pandemia – Como Reforçar os Cuidados com Idosos em Casa

Pandemia – Como Reforçar os Cuidados com Idosos em Casa
cuidados-com-idosos-em-casa

Como reforçar os cuidados com idosos em casa durante a pandemia?

1 ano de pandemia e  isolamento social por conta do Coronavírus e muita gente ainda não aprendeu o básico ou simplesmente “deixou pra lá”. Essa falta de “empatia” afeta toda a população, mas principalmente os idosos.

Você já parou para pensar em como eles estão se sentindo em meio ao isolamento? Muitos têm apoio de familiares, mas muitos são simplesmente esquecidos.

Se você conhece ou tem um idoso em casa, tem ciência de que cuidar de um idoso requer atenção por conta de algumas limitações da idade. E, durante a pandemia, os cuidados devem ser redobrados.

Por esse motivo e também para reforçar a importância de se cuidar na pandemia, nossa equipe preparou algumas dicas para auxiliar no cuidado daquele senhorzinho especial que faz parte do seu convívio.

 

  • Reforce a Higiene da Casa

Ninguém está 100% em isolamento social. Por mais que queira, uma hora você tem que sair para fazer mercado, levar o lixo para fora ou buscar uma correspondência.

Lave as mãos, troque de roupa e tire os calçados antes de entrar em casa sempre que sair.

Procure limpar as maçanetas com álcool e passar pano com desinfetante no chão diariamente. Isso evitará o acumulo de bactérias.

 

  • Redobre os Cuidados com  Higiene do Idoso

A higiene é um fator essencial na vida de qualquer pessoa. 

Como o banheiro acaba sendo um dos locais que mais ocorrem acidentes, utilize um banquinho para acomodar melhor o idoso na hora do banho. Higienize o banco/cadeira antes e depois do banho, sempre!

 Lembre-se também que após o banho é preciso aplicar hidratantes na pele do idoso para evitar o ressecamento, assadura ou rachadura da pele;

 

A higiene bucal é extremamente importante

A falta dela afeta não apenas dentes e gengivas, mas o estado de saúde geral do organismo.

Escove os dentes do idoso com frequência. Use uma escova de cerdas macias. Caso ele tenha muita sensibilidade, utilize uma gaze úmida ao invés da escova. Em qualquer uma das situações, realize a higienização com movimentos suaves, sempre da gengiva para baixo.

Utilize fio dental para eliminar resíduos que ficam entre os dentes.

Caso o idoso use próteses, faça a limpeza após cada refeição. O indicado é limpá-la com sabão neutro, para não desgastar a resina da prótese. Lembre-se de 1 vez por semana fazer uma boa higienização da prótese. Você pode utilizar produtos específicos ou caseiros (você pode utilizar 220ml de água com uma colher de chá de hipoclorito de sódio a 2%).

 

  • Segurança

Use máscara e evite beijos e abraços. Sabemos que é difícil, principalmente se é um idoso querido (como um avô ou avó), mas esse é um cuidado básico e que salva vidas.

Utilize lâmpadas brancas para iluminar mais os ambientes da casa. Não deixe objetos espalhados pelo chão (retire todo e qualquer objeto que possa ocasionar uma queda).

Evite usar produtos de limpeza que deixem o piso mais escorregadio  (nunca utilize cera);

No banheiro, coloque barras de apoio nas laterais do vaso sanitário. Invista em um lavatório embutido na parede (para evitar quedas). Lembre-se de higienizar o banheiro todos os dias.

 

  • Medicação

Muita atenção à rotina de medicação do idoso. Organize os medicamentos de acordo com o turno do dia, colando etiqueta com “manhã, tarde ou noite”  (de preferência, de cores diferentes) + os horários;

Ex: Manhã (etiqueta azul) – 8h00 

Dessa forma, fica visivelmente mais fácil identificar quais os remédios certos de cada período.

 

  • Alimentação

Tenha cuidado ao preparar as refeições do idoso. Evite gorduras e frituras, pois podem elevar as taxas de colesterol ruim e fazer mal para o coração.

Inclua sempre verduras, legumes, frutas e sucos naturais. 

Fique de olho na imunidade e dieta do idoso.

 

Se você convive ou conhece algum idoso, confira sempre se ele está sendo bem cuidado. Caso não conheça nenhum, busque saber como ajudar abrigos e lar de idosos. Exercite sua humanidade e empatia.

 

___________________________________________________________________

E não deixe de conferir nossas outras matérias!

A NECESSIDADE DA EMPATIA

DOENÇAS COMUNS NA TERCEIRA IDADE

ROTINA DOS IDOSOS EM DIAS FRIOS

Compartilhe isso:
plugins premium WordPress
Abrir Whatsapp
💬 Olá!
Olá 👋
Ajude nossos velhinhos 👴🏻👵🏻
Alguma dúvida? Fale Conosco!